O superesportivo Nissan GT-R inicia as vendas no Brasil
A Nissan anunciou na terça-feira, 27 de setembro, o início das vendas do superesportivo que, em sua linha 2017, apresenta novidades no desenho, no motor, na suspensão e nos equipamentos. O modelo será vendido sob encomenda para todo o Brasil com preço inicial de R$ 900 mil.
Um dos veículos de produção em série mais rápidos do mundo, o GT-R é um ícone reconhecido por bater recordes de tempo, nas mais tradicionais pistas do mundo, destroçando números obtidos por superesportivos de diferentes marcas, o que contribuiu para torná-lo conhecido também como “Godzilla”.
Produzido exclusivamente no Japão, será vendido no Brasil já em sua linha 2017. Ele chega na versão 3.8 V6 Premium, com opções de cinco cores de acabamento interno.
O superesportivo japonês também está confirmado como uma das estrelas do estande da Nissan no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro.
Com visual renovado tanto por fora quanto por dentro, o GT-R 2017 teve também os principais itens de performance de condução aprimorados, entre eles o chassi, que foi significativamente reforçado, e o motor biturbo V6 3.8 24 válvulas, que está mais potente.
Novo design
O grande destaque se encontra na frente, com capô e para-choques redesenhados, faróis de rodagem diurna (DRL) e a assinatura de estilo atual da Nissan na grade “V-motion”, que traz acabamento cromado fosco. A grade diferenciada foi alargada em 20% para aumentar o fluxo de ar que resfria o motor, sem provocar mais arrasto. Testes realizados mostraram que o novo design do capô aumenta consideravelmente a performance aerodinâmica na frente do veículo em velocidades mais elevadas (acima de 200 km/h).
A maioria das mudanças no visual do GT-R teve como objetivo a melhoria da performance aerodinâmica. Mais especificamente, a eficiência aerodinâmica foi focada em três áreas principais: geração de força de sustentação negativa (downforce), redução do arrasto e maior capacidade de resfriamento dos sistemas vitais do veículo. A meta era maximizar o resfriamento do fluxo de ar, mantendo ao mesmo tempo o arrasto aerodinâmico sob controle (isto é, não aumentar o arrasto em uma área do veículo como resultado de uma melhor performance em termos de resfriamento / fluxo de ar em outra área).
Além da nova grade e do novo capô, o perfil curvado sob o espoiler dianteiro foi levemente ampliado e rebaixado em alguns milímetros para melhorar o fluxo de ar em suas extremidades laterais (foi mantida a distância do solo do modelo anterior). Com um novo desenho, a soleira, que contorna a extremidade inferior em ambos os lados do carro, permite reduzir a quantidade de ar que é puxada para baixo, contrapondo a força de sustentação e melhorando a estabilidade. As colunas traseiras também receberam um novo desenho, cuja parte superior proporciona melhor gestão do fluxo de ar, evitando a geração de um vórtice menor.
A traseira do novo GT-R continua sendo definida por suas icônicas lanternas traseiras arredondadas. Mas olhando mais de perto, nota-se um difusor com acabamento prateado e novas saídas de ar laterais, que foram incorporados às ponteiras quádruplas do escapamento de titânio, para melhorar a aerodinâmica do veículo. A cintura, que separa a parte inferior do painel da carroceria na cor preta, foi levantada fazendo o carro parecer mais largo e agressivo.
Melhor dirigibilidade
A alavanca de câmbio tipo borboleta foi montada diretamente no novo volante (antes era fixa na coluna de direção), permitindo que o motorista selecione uma das 6 marchas da transmissão com dupla embreagem (DCT) sem ter de tirar as mãos do volante para fazer uma curva, por exemplo.
As mudanças no projeto também tiveram o objetivo de oferecer uma experiência de condução superior. Proporcionando maior conforto e sustentação, os encostos dos bancos do motorista e do passageiro dianteiro têm almofadas de espuma, com densidade especialmente desenvolvida para dar maior sustentação ao tronco, resultando em menor deslizamento durante a condução esportiva e menor fadiga em trajetos longos.
Motor mais feroz
A potência do premiado e aclamado motor biturbo V6 3.8 24 válvulas do GT-R foi aumentada em 20 cavalos em comparação à versão anterior. Agora, ele entrega 572 cavalos a 6.800 rpm, graças, em parte, ao aumento na pressão do atuador e a um sistema de temporização da ignição que é controlado individualmente por cada cilindro, uma tecnologia anteriormente exclusiva do GT-R Nismo de competição.