LAMBORGHINI REVELA TERZO MILLENNIO, CONCEITO ELÉTRICO CAPAZ DE “SE CURAR”
Estrutura feita com fibra de carbono consegue recuperar pequenas rachaduras, enquanto motores elétricos foram instalados nas rodas.
Para substituir os atuais motores a combustão V12, o superesportivo recebeu propulsores elétricos capazes de distribuir torque e tração individualmente em cada roda (ainda que a Lamborghini não tenha divulgado os números de desempenho). Um sistema de recuperação de energia garante força extra, enquanto as baterias deram lugar a um capacitor.
Supercapacitores a base de grafeno são ultraleves e compactos e prometem ser mais eficientes na armazenagem e recuperação de energia do que os packs convencionais de íons de lítio. Dispostos como filmes, os capacitores são integrados ao próprio corpo do Terzo Millennio. Nada melhor para um superesportivo que tem pouco espaço para componentes mecânicos e quer preservar o menor peso possível. Afora isso, os capacitores duram o tempo de vida do carro e não criam problemas de reciclagem.
LAMBORGHINI TERZO MILLENNIO (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Se o ronco já não será o mesmo, os italianos recompensam com um “cockpit virtual” capaz de reproduzir circuitos tradicionais – com direito a “carro fantasma”, como nos videogames. “Essa é uma oportunidade excepcional para fazermos o que sempre fizemos: reescrever as regras para superesportivos”, afirma Stefano Domenicali, chefão mundial da marca.
LAMBORGHINI TERZO MILLENNIO (FOTO: DIVULGAÇÃO)