Track é a versão aventureira “mais em conta” do Fox
Uma nova opção para o consumidor de espírito jovem que busca um modelo acessível, com visual aventureiro e bem equipado. Esse é o Novo Fox Track, que traz visual exclusivo, realçando a robustez do modelo, aliado a vários atributos que reforçam a sua excelente relação custo-benefício.
O modelo estreia o novo sistema de infotainment “Composition Touch”, oferecido como opcional por preço mais acessível, para espelhamento de telefone celular (smartphone) Android pela plataforma MirrorLink. O sistema Composition Touch tem tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 5 polegadas, rádio, leitor de CD e arquivos MP3, Bluetooth e entradas USB, Aux-in e para SD-card.
Esse novo aparelho complementa a oferta de recursos de infotainment da família Fox, que já conta com o “Discover Media” – traz tela de 6,33 polegadas, navegador e permite espelhamento das plataformas Android Auto e Apple Carplay por meio do Volkswagen App-Connect. A atualização da base de mapas do sistema Discover Media é periódica e gratuita.
Posicionado entre as versões Trendline 1.0 e Comfortline 1.0, o Novo Fox Track segue a trilha do Gol Track, lançado em 2013: uma versão off road light equipada com motor 1.0. A novidade conta com o ótimo desempenho e a economia do já consagrado motor 1.0l de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, de até 82 cv com etanol. O motor está combinado ao câmbio manual de cinco marchas.
Visual especial
O visual do Novo Fox Track traz características marcantes como a grade dianteira com friso pintado em cor “Siberian” e o para-choque com faróis de neblina integrados. Os faróis têm acabamento que mistura máscara negra com detalhes cromados, conferindo um aspecto mais esportivo, sem perder sofisticação.
Na lateral, os destaques são o rack de teto, as molduras inferiores e nas caixas de rodas e o logotipo “Track” nas portas traseiras. As maçanetas das portas e os retrovisores são na cor preta. Na traseira o para-choque traz um adesivo preto na região da placa. Destaque também para o defletor na cor preta na parte superior da tampa do porta-malas.
O interior traz a mesma ambientação e tecidos do Fox Comfortline, mas opcionalmente pode ainda ser equipado com o revestimento interno do teto e colunas escurecido.
Equipamentos de série e opcionais
A lista de itens de série do Novo Fox Track é completa e acrescenta, em relação à versão Trendline, equipamentos como rodas de liga leve de 15 polegadas com design Rock (exclusividade também em relação à versão Comfortline) e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, retrovisores com luz de indicação de direção integrada (“Side-Blinker”), lanternas traseiras escurecidas, rack de teto e para-sol iluminado, entre outros itens.
Há também ar-condicionado, direção com assistência elétrica, coluna de direção com ajustes de altura e distância, chave tipo “canivete”, vidros elétricos dianteiros com função “um toque” e sistema de som “Media”, que integra rádio, conexão por Bluetooth, leitor de arquivos MP3 e entradas USB, Aux-in e para SD-card.
Também há a opção de recursos como vidros traseiros elétricos, regulagem elétrica dos espelhos retrovisores externos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (Park Pilot), sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional revestido de couro com comandos do sistema de som e do I-System, espelho retrovisor interno eletrocrômico e luz de conversão estática nos faróis de neblina (cornering light).
O Novo Fox Track tem disponíveis nove opções de cores: três sólidas (branco cristal, vermelho tornado e preto ninja), cinco metálicas (prata sargas, prata tungstênio, cinza platinum, azul night e vermelho ópera) e uma perolizada (preto mystic).
O motor 1.0l de 3 cilindros
O Novo Fox Track traz o motor 1.0l de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Consagrado por sua combinação de desempenho e economia de combustível, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros.
Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor EA211 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.
O motor EA211 1.0l está combinado à transmissão manual MQ200 de 5 marchas, que utiliza relações longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e maior eficiência.