Honda apresenta novo Accord 2016 no Brasil
Em sua linha 2016, o Honda Accord chega ao Brasil ainda mais sofisticado e com estilo único. Importado dos Estados Unidos, o sedã de luxo passou por alterações significativas no design, que deixaram o visual moderno e imponente, além de trazer novas tecnologias e acabamento de alto padrão. O modelo estará disponível na versão EX, equipada com o consagrado motor i-VTEC 3.5 V6 e câmbio automático de seis marchas, agora com paddle shift.
Por fora, um dos destaques do Accord é a nova frente, com componentes que deixaram o sedã mais requintado e com um toque de esportividade. As linhas são marcantes, o capô e o para-choque têm vincos acentuados e se integram a uma nova grade cromada, além do conjunto ótico inédito, com faróis e luzes de neblina exclusivamente em LED. O visual dinâmico segue pelas linhas laterais, realçado pelas novas rodas aro 18” com design diferenciado. A traseira também passou por mudanças, incluindo para-choque, lanternas com iluminação em LED e aerofólio na tampa do porta-malas, transmitindo mais dinamismo ao luxuoso sedã.
No interior, as principais novidades são as pedaleiras esportivas em alumínio com iluminação; o acabamento com revestimento na cor preta e detalhes que têm aspecto de madeira; o novo acabamento no painel de instrumentos; a central multimídia com navegador integrado; e o banco traseiro bipartido rebatível (60/40). Outra tecnologia incorporada ao novo modelo é o sistema de partida a distância com acionamento pela chave. Esse dispositivo oferece mais conforto aos ocupantes, pois o ar-condicionado automático dual zone é acionado ao ligar o motor do veículo, permitindo que a cabine seja climatizada antecipadamente, aquecendo ou resfriando o ambiente interno até atingir 22° C.
O Accord 2016 mantém o elevado padrão no acabamento interno, com o revestimento dos bancos que combina couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade, e detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas, oferecendo requinte e conforto. O motorista encontra a posição ideal para dirigir, contando com ajuste de altura e profundidade no volante e bancos com ajustes elétricos, além de ter à mão os comandos do sistema de áudio e do piloto automático (Cruise Control).
O modelo traz uma central multimídia com tela de 7” multi touchscreen, desenvolvida para oferecer mais conectividade ao usuário. Essa unidade possui software avançado, incluindo GPS integrado com informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão com smartphones), das principais capitais do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, inicialmente. O sistema possibilita conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto – é possível acessar informações e funções de smartphones e tablets diretamente na tela do veículo, por espelhamento.
A versão EX do Accord 2016 continua equipada com o eficiente motor i-VTEC 3.5 V6 24 válvulas, aliado ao câmbio automático de seis velocidades, que agora traz paddle shift (aletas atrás do volante). O motorista pode configurar a condução de acordo com o seu estilo, escolhendo entre o modo “D” (Drive), que privilegia o conforto e rodagem tranquila, ou o modo “S” (Sport), que proporciona mais esportividade e dinamismo.
O propulsor desenvolve 280 cv de potência a 6.200 rpm e 34,6 kgf.m de torque a 4.900 rpm, e seu grande destaque é a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM). Esse sistema pode ativar e desativar três cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível. Durante grande parte da condução urbana em velocidades mais baixas, o VCM permite que o 3.5 V6 trabalhe com apenas metade do número de cilindros e, quando é preciso mais força, todos são acionados. O resultado é um motor extremamente eficiente, que alia alta performance a baixo consumo de combustível.
Visando a segurança dos ocupantes, o Accord possui freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o carro freado por alguns segundos para auxiliar a saída em pisos inclinados. O pacote de segurança também inclui seis airbags, sendo frontais de duplo estágio, laterais dianteiros – com SmartVent, que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas – e de cortina.