Tapeçaria Alemão reforma o Cadillac 1959 de Tarso Marques
O Cadillac 1959 era uma joia muito bem guardada entre os carros de Tarso Marques, ex-piloto de F1 (1996/2001), designer e bicampeão mundial de customização de motos. “Este carro é um ícone. Talvez o mais falado da história’, comemora Tarso, que também já sentou no cock-pit de carros na Stock Car. “Ele estava ´feião´, tanto no interior quanto na parte externa”, explica Tarso.
Em parceria com a Tapeçaria Alemão, o designer modificou totalmente o carro, que passou por reforma e restauração interna. A restauração do clássico será exibida em reportagem das próximas edições do “Auto Esporte” (TV Globo). Tarso, que é colaborador do programa dominical sobre o mundo automotivo, também é responsável por customizações do quadro “Lata Velha”, do Caldeirão do Huck. O ex-piloto gostou muito do resultado.
“Depois que conheci a estrutura – e também a qualidade do trabalho da empresa e empenho em cada projeto –, vi que a Tapeçaria Alemão era o parceiro certo para esta reforma”, explica Tarso, que viu seu Cadillac restaurado se tornar carro oficial do “Auto Esporte”. Restaurador premiado, Tarso também é proprietário da TMC, empresa especializada em customização de produtos de luxo, com unidades em São Paulo, Curitiba, Miami e Los Angeles.
Ele comemora o resultado da parceria com a Tapeçaria Alemão. “Trabalhamos bastante em detalhes de costura e relevo em couro. Todo couro que escolhi foi na cor Havana”, explica o customizador. Confira a entrevista do Blog da Tapeçaria Alemão com Tarso Marques:
Blog da Tapeçaria Alemão – Você poderia nos contar como foi a sua história com o Cadillac 1959? Há quanto tempo comprou o carro e o que o levou a escolher esse modelo?
Tarso Marques – Escolhi este carro, pois é um ícone. Talvez o carro mais falado na história. É um carro que realmente marcou uma era, e que tem o “rabo de peixe” mais alto já fabricado. Já tenho este carro há dois anos e estava esperando uma ocasião especial para fazer esta reforma.
Alemão – Você optou pela reforma e restauração interna do carro. Antes disso, qual era o estado do carro?
Tarso Marques – O carro estava num estado, digamos, “ok”. Ele funcionava, mas estava “feião”, tanto no interior quanto na parte externa. Mas era um carro muito bom para ser restaurado.
Alemão – Você contou com a consultoria de algum profissional para realizar este projeto de reforma ou as ideias foram sugeridas por você?
Tarso Marques – Sim, claro. Em todas as nossas restaurações sempre procuro ter os melhores profissionais em cada ramo, pois prezo muito pela qualidade nos meus projetos.
Alemão – Por que você escolheu a Tapeçaria Alemão? Como conheceu a empresa?
Tarso Marques – Já tinha visto alguns trabalhos da Tapeçaria Alemão [link] e isso foi o que mais me animou para fazer uma parceria. Depois conheci a estrutura e vi que eram mesmo os parceiros certos. Isso pela qualidade do trabalho, empenho em cada projeto e profissionalismo.
Alemão – Quais foram as principais alterações no interior do carro? Modelagem dos Bancos, bordado, costura…
Tarso Marques – Mudamos toda a cor do interior, também passamos tudo para couro, ao contrário do que era o antigo. Trabalhamos bastante com detalhes de costura e relevo no couro. O resultado ficou incrível!
Alemão – Quais foram as opções de material escolhidas para a tapeçaria?
Tarso Marques – Todo o couro que escolhi foi na cor Havana, e o carpete o mais similar a este tom que conseguimos.
Alemão – Quais dicas você pode dar para quem quer fazer uma restauração interna como essa?
Tarso Marques – A dica mais importante é que seja feito por profissionais capacitados, pois não é um trabalho qualquer e sim muito detalhado, e exige capricho. Então, o profissional que faz o serviço é o fator principal. Depois, deve ser usado o material correto e de primeira linha, é claro.
Alemão – Como você foi atendido na Tapeçaria Alemão? O que você achou do prazo de entrega, qualidade dos serviços realizados e do atendimento?
Tarso Marques – Fui superbem atendido por todos. Desde o pessoal na apresentação da fábrica até os que executaram todo o serviço. Ter o Alemão e o Flávio empolgados – apoiando os projetos – foi superbacana e muito importante, pois eles conhecem o ramo melhor que ninguém.
Alemão – Agora que o Cadillac 1959 está com o projeto de restauração concluído, e já foi sucesso na feira Auto Esporte Expo Show – que aconteceu no Anhembi (de 20 a 23 de novembro) – quais são seus planos para esse carro?
Tarso Marques – Ele virou carro oficial do “Auto Esporte”, da TV Globo, então participará de mais alguns eventos. Em breve, antes de ir para as ruas, estará em algumas revistas.