Brasileiros são nomes fortes à vitória na “24 Horas de Daytona”
As atenções do automobilismo mundial tradicionalmente se voltam para os Estados Unidos no mês de janeiro, quando é realizada a “24 Horas de Daytona”. A tradicional prova de longa duração norte-americana encerra o “jejum” das corridas enfrentados pelos aficionados do esporte a motor com o fim da temporada automobilística, geralmente no final de novembro do ano anterior.
A edição 2016 da prova será realizada neste fim de semana, com a largada marcada para as 17h00 de sábado (30/01). Nos últimos quatro anos, a corrida teve vitória brasileira em três oportunidades. Osvaldo Negri integrou o time vencedor em 2012, Christian Fittipaldi em 2014 e Tony Kanaan em 2015.
Para este ano a chance de uma nova conquista de pilotos brasileiros é grande. Além dos três nomes já citados anteriormente, estarão presentes Rubens Barrichello e Pipo Derani, todos competindo em equipes fortes na classe Prototype, a mais rápida do evento. E ainda teremos Augusto Farfus e Daniel Serra na classe GTLM, também com boas chances de vitória em sua divisão.
O canal por assinatura Fox Sports vai transmitir as primeiras 2h30 de corrida no sábado e voltará no domingo a partir das 15h para mostrar as duas horas finais da competição.
Veja os brasileiros e suas equipes na “24 Horas de Daytona”:
Classe Prototype
Tony Kanaan – Rily DP/Ford nº02
Equipe Chip Ganassi
Campeão da Fórmula Indy e ganhador das 500 Milhas de Indianápolis, Kanaan volta para a sua 5ª participação em Daytona, repetindo a equipe e os companheiros da conquista de 2015 – o neozelonadês Scott Dixon, e os norte-americanos Kyle Larson e Jamie McMurray.
Christian Fittipaldi – Corvette DP/Chevrolet nº 5
Equipe Action Express
Bicampeão da TUSC, campeonato da qual a “24 Horas de Daytona” integra o calendário, Christian tenta sua terceira vitória na prova (ganhou em 2004 e 2014). Seus companheiros também são rápidos: os portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque, e o pentacampeão da corrida – o norte-americano Scott Pruett.
Osvaldo Negri – Ligier JS P2/Honda nº 60
Equipe Michael Shank
Ganhador da corrida em 2012 e pole position no ano passado, Negri volta a Daytona com o Ligier da equipe Michael Shank. Se ao longo do campeonato o brasileiro perde a chance de lutar por vitórias por correr em dupla com o norte-americano John Pew (bem mais lento que o brasileiro, mas é o patrocinador do time), nas provas longas as chances de vitória aumentam pela chegada de outros pilotos rápidos que dividem com o brasileiro a responsabilidade de tirar o atraso promovido por Pew. Neste ano, o norte-americano A.J. Allmendinger e o francês Olivier Plá dividirão o carro com Negri e Pew.
Rubens Barrichello – Corvette DP/Chevrolet nº 10
Equipe Wayne Taylor Racing
Duas vezes vice campeão mundial de F1, campeão da Stock Car em 2014 e ex-piloto da F-Indy, Barrichello vai para sua terceira participação em Daytona. Em 2016, ele vai correr pela equipe de Wayne Taylor, ex-piloto norte-americano com muitas conquistas em provas de longa duração nos Estados Unidos. Os companheiros de equipe do brasileiros, são os dois filhos de Taylor, os velozes Ricky e Jordan, além do italiano Max Angelelli.
Pipo Derani – Ligier JS P2/Honda nº 2
Equipe Tequila Patron ESM
Talvez Derani seja o mais desconhecido dos brasileiros presentes na prova. Aos 22 anos, ele parte para sua segunda temporada com esse carro feito para provas de longa duração, mas será sua primeira participação na prova norte-americana. Mas Derani impressionou ao ser o mais rápidos nos testes preparatórios para a corrida. Seus companheiros de equipe serão os norte-americanos Scott Sharp, Ed Brown e Johannes Van Overbeek.
Classe GTLM
Augusto Farfus – BMW M6 nº 25
Equipe BMW Team RLL
Piloto oficial da BMW, Augusto Farfus compete regularmente no DTM mas também faz aparições em provas de longa duração a bordo de carros da marca, tendo vencido uma edição da “24 Horas de Nurbrgring”. Vai para sua quarta participação em Daytona, tendo ficado na 2ª colocação em sua classe no ano passado. Seus companheiros de equipe serão o norte-americano Bill Auberlen, o alemão Dick Werner e o canadense Bruno Spengler.
Daniel Serra – Ferrari 488 GTE nº 68
Equipe Scuderia Corsa
Piloto da Stock Car, Daniel Serra parte para sua terceira participação consecutiva na corrida norte-americana, sempre competindo com uma Ferrari. Competindo por uma das principais representantes da marca italiana, Serrinha (filho do ex-piloto Chico Serra) terá companheiros de equipe o italiano Alessandro Pier Guidi, o francês Alexandre Prémat e o mexicano Memo Rojas.