Cinco fracassos da indústria automobilística
Nem tudo são flores na indústria automobilistica. Alguns lançamentos acabam não correspondendo as expectativas e suas vendas ficam abaixo do esperado. Mas existem os casos de fracasso total, devido a falha no projeto ou ideias muitas avançadas para sua época.
Chrysler Airflow
Com certeza você compraria um carro projetado em túnel de vento e que aplicava as teorias da aerodinâmica, certo? Mas os consumidores não pensavam assim em 1934 e rechaçaram o Chrysler Airflow, modelo que contava com várias novidades em seu lançamento. Cabine mais baixa que os modelos da época e chassi monobloco não conseguiram cativar o público e o modelo saiu de linha em 1937.
Pontiac Fiero
A ideia de produzir um carro esporte econômico soa estranha, não é mesmo? Mas não para os executivos da Pontiac quando lançaram o Fiero. O carro impressionava por suas linhas arrojadas, mas por baixo da lataria estava uma mistura de peças de carros antigos da GM. O motor fraco aliado ao câmbio automático de três velocidades, ou manual com quatro marchas, não empolgou os consumidores. Assim, o Fiero lançado em 1984, chegou ao fim da linha em 1988.
Pontiac Aztec
Fica fácil de entender como a Pontiac chegou ao fim nos anos 2000 ao colecionar outro fracasso. O Aztec chegou com a promessa de ser um utilitário esporte misturado com minivan. Se não bastasse a estranha mistura, suas linhas eram muito feias. Sua expectativa de venda era de 75 mil unidades por ano, mas de 2001 a 2005 não chegou a vender 28 mil unidades por ano.
Ford Pinto
Antes de mais nada, o fracasso deste carro não tem nenhuma relação com seu nome, e sim uma grave falha técnica. Com o tanque de combustível instalado atrás do eixo traseiro, o risco de incêndio em colisões traseiras era altíssimo. Para piorar, foi revelado um documento da Ford em que seus executivos diziam ser mais barato pagar as indenizações em caso de acidente do que reparar todas as unidades vendidas nos anos 70. Já é de se imaginar que a montadora foi obrigada a fazer os reparos para diminuir os danos a sua imagem.
Troller Pantanal
E vamos encerrar com um caso acontecido no Brasil. Depois do sucesso do jipe T4, a Troller resolveu produzir uma picape, a Pantanal. Com a carroceria toda em fibra de vidro, as rachaduras eram inevitáveis e isso levava a incomoda situação da caçamba se separar da cabine. Como a marca foi adquirida pela Ford, coube a empresa norte-americana fazer o recall do modelo, ou melhor, comprar os carros de volta. Quem não quis devolver o carro para a fabricante precisou assinar um documento assumindo o risco em conduzir o veículo nestas condições.