Como a Nissan assegura que seus porta-copos não deixam o líquido do copo cair?
A Nissan está ‘derramando’ mais segredos relacionados aos seus rigorosos testes feitos no desenvolvimento dos seus crossovers – mas isto é a única coisa que está realmente ‘derramando’.
Porta-copos se tornaram uma parte integral do design do interior de um carro e os engenheiros da Nissan trabalham duro para fazer com que copos, garrafas e latas permaneçam em posição vertical em modelos como os crossovers Qashqai, Juke e X-Trail.
Eles ainda têm um conjunto de copos de teste como parte de seu compromisso com a engenharia de qualidade no desenvolvimento de novos modelos. Composta por mais de 40 copos de todas as formas e tamanhos, o equipamento é usado para garantir que ninguém receberá café quente e escaldante ou refrigerantes pegajosos em seu colo ou no estofamento do carro.
Russell Davies, do departamento de Engenharia Orientada ao Cliente no Centro Técnico da Nissan Europa em Cranfield, no Reino Unido, comentou: “Há uma grande variação de copos, latas e garrafas em diferentes países e, por isso, testamos mais de 40 tipos diferentes para satisfazer todos os clientes”, diz. “Um suporte para copos pode ser algo que você não dá importância, mas notará muito rapidamente se ele não funcionar como deveria!”
A avaliação de porta-copos não é apenas um processo estático feito em uma oficina. Os copos de teste da Nissan são levados para a pista de testes e colocados sob várias velocidades em veículos novos volta após volta. A atenção aos detalhes é tudo e um procedimento de teste rigoroso garante um desempenho de qualidade. Cada carro é conduzido até o limite de sua aderência em aceleração, frenagem e curvas para verificar o desempenho do suporte para copos.
“É incrível a quantidade de detalhes que existe em algo tão simples”, explicou Russell. “Se você olhar para a forma e para o contorno dos suportes para copos no Juke, você vai ver como o projeto é graduado pela largura até o fundo. Seja qual for o copo que você preferir, ele vai caber confortavelmente dentro do suporte e não chacoalhar ao redor ou tombar”.
Russell e a equipe de comercialização estão constantemente à procura de novas tendências de armazenamento. Por exemplo, quando os telefones móveis foram ficando novamente maiores, os copos foram ficando mais estreitos como, por exemplo, as latas de bebidas energéticas, cuja popularidade cresceu. A Nissan foi um dos primeiros a abordar a questão e trabalhar com colegas de design para melhorar as suas soluções de armazenamento interiores.