Golf brasileiro recebe nota máxima em testes de segurança
O Volkswagen Golf é o mais seguro veículo fabricado no Brasil, de acordo com novos testes realizados pelo Latin NCAP. Os resultados foram divulgados no último dia 15 de março. Após essa nova rodada de testes, o modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) atingiu a pontuação mais alta entre todos os veículos avaliados pelo Latin NCAP, de acordo com a nova metodologia de avaliação, e obteve cinco estrelas na proteção para adultos e crianças, além do prêmio Latin NCAP Advanced por oferecer o recurso de segurança Front Assist.
Dessa forma, o Golf repetiu o excelente resultado obtido pela versão fabricada no México, testada em 2014 (e que também havia mantido as cinco estrelas para adultos e crianças do modelo alemão) – o hatch Volkswagen foi o primeiro carro a receber a classificação máxima no Latin NCAP.
Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste.
A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança”) nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.
Além de obter a classificação máxima na proteção para adultos e crianças, o Volkswagen Golf recebeu também o prêmio Latin NCAP Advanced por oferecer o sistema de monitoramento frontal “Front Assist”. Esse reconhecimento é oferecido desde 2016 pelo Latin NCAP aos modelos “5 estrelas” que dispõem de tecnologias para prevenção de acidentes e mitigação de lesões a pedestres como item opcional ou de série.
O Front Assist funciona com um sensor de radar integrado à frente do veículo, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. O Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.
O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, as consequências de um possível impacto sejam minimizadas. A função City Emergency Brake (frenagem urbana de emergência) faz parte do Front Assist.
Se for necessário, essa função inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.
O Latin NCAP
O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l’Automobile), FIA Foundation e ICRT (International Consumer Research & Testing), o Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.
Desde 2010, o Latin NCAP (New Car Assessment Programme – programa de avaliação de carros novos) é visto como uma importante referência em relação à segurança de veículos na América Latina.