Gordon Murray está por trás do novo carro conceito da Yamaha
A Yamaha apresentou na abertura do Salão de Tóquio seu mais novo carro conceito, o SPORTS RIDE CONCEPT. Desenhado pelo ex-projetista de Fórmula 1 Gordon Murray, o protótipo traz linhas arrojadas que lembram um supercarro em medidas reduzidas e mantém a tradição da fabricante japonesa de motos em apresentar soluções interessantes em quatro rodas na exposição de veículos de seu país.
Projetista dos carros da Brabham que deram os dois primeiros títulos mundiais de F1 para Nelson Piquet (1981 e 1983) e também do McLaren da primeira conquista de Ayrton Senna (1988), Murray desenhou o primeiro veículo de rua da equipe inglesa, o McLaren F1 lançado em 1993.
Afastado das pistas há um bom tempo, o sul-africano tem se dedicado ao seu estúdio de design, que entre outros trabalhos, é responsável pelo novo carro da marca inglesa TVR, e outros projetos para a Yamaha.
No Salão de Tóquio de 2013 a fábrica apresentou o MOTIV, um protótipo feito para as grandes cidades, desenhado por Murray e sua equipe. Em comum com o lançamento de 2015 está o uso de um conceito de chassi criado pela Gordon Murray Design, o iStream. Trata-se de duas camadas de fibra de carbono recheada por outros compostos leves e resistentes que proporcionam uma redução drástica no peso final do carro e ideal para a produção em massa por sua velocidade de construção e preço mais acessível.
Apesar da informação ainda não ser confirmada pela Yamaha, o SPORTS RIDE CONCEPT utilizaria o mesmo motor 1.0 litros de 3 cilindros e 80 cavalos do MOTIV. Essa cavalaria seria o suficiente para empurrar os 750 kgs do modelo, mas é esperada que um motor elétrico torne o conceito num híbrido e ajude a melhorar o seu desempenho.