O mundo do automobilismo focado em Alonso e Indianápolis
A grande notícia do automobilismo mundial em 2017, com certeza, foi a opção de Fernando Alonso em disputar as 500 Milhas de Indianápolis e abrindo mão de participar do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. E fazia muito tempo que o lendário circuito do estado de Indiana não era o centro das atenções da mídia e apaixonados pelo esporte a motor.
E o bicampeão mundial de Fórmula 1 parece ter reencontrado a alegria de pilotar neste 15 dias em que ficou morando (dentro de um motorhome) na pista de Indianápolis. Novos desafios e aprendizados e a possibilidade de lutar pela vitória numa das corridas mais famosas do mundo, fizeram Fernando Alonso voltar a sorrir.
E o interesse dos fãs do esporte a motor acompanhou o entusiasmo do espanhol. O primeiro treino de Alonso no circuito foi assistido por cerca de 2 milhões de pessoas através de transmissões ao vivo pelo Youtube, Facebook e Twitter. Além da já esperada presença da imprensa espanhola, outros veículos especializados trocaram a cobertura do glamuroso evento em Monte Carlo pela prova realizada no interior dos Estados Unidos.
E todo esse agito é benéfico para todos. Para Alonso é a oportunidade de mudar seu status de “campeão de Fórmula 1” para um dos maiores nomes do automobilismo mundial. Para a McLaren, a equipe do espanhol na F1 e que se associou a equipe Andretti Motorsport nesta aventura, foi a reabertura do mercado norte-americano e que tem levado seus dirigentes a estabelecer uma equipe dentro da Fórmula Indy em tempo integral. Para a categoria norte-americana foi a chance de voltar a ter a atenção que ela recebia nos anos 80 e 90, quando chegou a rivalizar com a Fórmula 1. E até mesmo a categoria máxima do automobilismo mundial pode tirar proveito disso, aprendendo com a turma do novo continente em como ser mais atrativa como espetácilo para fãs e mídia.
A Triplice Coroa do Automobilismo
Com uma possível vitória na “Indy500”, o espanhol vai correr atrás da Triplice Coroa do automobilismo mundial, formada pelo GP de Mônaco (onde ele já venceu em 2006 e 2007), 500 Milhas de Indianápolis e a 24 Horas de Le Mans. Este feito só foi alcançado pelo inglês Graham Hill, vencedor em Indianápolis em 1966, cinco vezes ganhador em Mônaco (1963,1964,1965,1968 e 1969) e primeiro colocado nas 24 Horas de Le Mans de 1972.
Entre os pilotos em atividade, o colombiano Juan Pablo Montoya é quem está mais perto de igualar o feito de Hill ao possuir duas vitórias em Indianápolis (2000 e 2015) e uma em Mônaco (2003).
Alonso tem chance de vitória?
A grande pergunta é se Fernando Alonso tem chance de vitória. Claro que tem! Ele não ia deixar de ser figurante na F1, graças ao terrível desempenho dos motores Honda, para também ser mais um nos Estados Unidos. Na Fórmula Indy, a Honda é bem mais competitiva e a equipe Andretti, por onde Alonso vai correr, é uma das melhores.
A preparação do espanhol foi bem planejada. Meticuloso, Alonso assistiu as duas últimas edições da prova só pela câmera onboard de alguns pilotos, para entender o que eles enfrentam ao longo das 500 Milhas. O brasileiro Gil de Ferran, bicampeão da F-Indy em 2000 e 2001 e ganhador em Indianápolis em 2003 atuou como conselheiro de Alonso nesta jornada.
O que se viu na pista foi Alonso muito preocupado em ganhar quilometragem, sendo sempre um dos pilotos que mais completaram voltas em todos os dias de treino. Trabalhou muito com os outros pilotos da Andretti para simular condições de corrida, com muito tráfego, ultrapassando carros e sendo ultrapassado.
Uma amostra que tanta preparação está dando certo foi sua classificação para a corrida. Alonso surpreendeu a todos e foi muito rápido, podendo inclusive ter ficado com a pole position, mas uma queda de potência no motor em sua segunda volta rápida fez com que o espanhol ficasse com a 5ª colocação entre os 33 pilotos que largarão no domingo.
Alonso é o favorito a vencer em Indianápolis? Claro que não, a 500 Milhas é uma prova longa e que sempre traz surpresas, mas que a grande maioria dos fãs do automobilismo está torcendo por isso, é fato. Afinal seria um grande capitulo da história do esporte a motor.
A 500 Milhas de Indianápolis será neste domingo (28/05) e terá transmissão da Band a partir das 12h30. Confira o grid de largada.