Qual motor escolher, Flex ou Diesel
Veículos grandes caíram no gosto do consumidor, principalmente as SUVs e as picapes médias. Fortes, imponentes e, teoricamente, prontas para enfrentar as esburacadas ruas brasileiras, essas duas categorias trouxeram também a opção de motores bem distintos, os bicombustíveis (flex – álcool e gasolina) e os movidos a diesel. Mas fica a dúvida, como escolher o motor que melhor se encaixe as suas necessidades?
Preço
Com os motores bicombustíveis, o gasto na compra do carro é mais baixo. Usando a Renegade e a S10 como exemplos, confira os valores para cada motorização.
1.8 Flex |
2.0 Turbo Diesel 4×4 |
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Renegade Sport |
R$ 79.490,00 |
R$ 115.990,00 |
2.5 Flex |
2.8 Diesel |
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S10 LT Cabine Dupla |
R$ 99.300,00 |
R$ 133.460,00 |
A diferença é significativa e deve ser o principal fator a ser levado em conta na hora da compra. No caso da SUV da Jeep, a desvantagem do diesel é de R$ 36 mil em relação ao Flex, ajudado pelo fato da tração 4×4 ser opção única para quem escolher esse tipo de combustível. Na S10 LT cabine dupla, com ambas as opções de motores podendo utilizar a traçã 4×2, a diferença foi pouco mais de R$34 mil.
Não adianta argumentar que o motor Disel é mais econômico e que o próprio combustível é mais barato frente a gasolina. A discrepância de valores é tão alta que seria necessário ficar com o carro por mais de 15 anos para que a escolha pelo Diesel “se pague”.
Lembrando que o valor do seguro do veículo entra nessa conta também. Ou seja, o seguro do carro equipado com motor a Diesel também é mais caro. Já o custo de manutenção entre os dois motores é equivalente.
Potência
Aí é onde os motores Flex perdem terreno. Geralmente eles se mostram fracos para dar conta das grandes carrocerias das SUVs e picapes médias e da alta capacidade de carga desses carros. Afinal, esses carros costumam levar famílias inteiras e bagagens em viagens. Mas vamos ser racionais. Para quem vai fazer um uso urbano, essa falta de fôlego no trânsito do dia-adia das grandes cidades não chega a ser um problema. Até mesmo para aquela viagem ao sítio no fim de semana, esse tipo de motor não vai fazer feio.
Quem vai usar o veículo no campo e carregando peso, precisando de potência no motor (principalmente as picapes), o Diesel leva vantagem por dispor de força bruta em baixas rotações.
Esperamos ter esclarecidos os pontos práticos na escolha do motor de sua SUV ou picape média. Agora é só pesar o impacto no seu bolso e qual será o uso do veículo para decidir sua compra.
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