Ram 2500 completa dez anos de Brasil
Maior objeto de desejo de qualquer picapeiro que se preze, a Ram 2500 está mais especial do que nunca. O modelo 2016 está chegando a 48 pontos de venda espalhados pelo Brasil com várias evoluções, seguindo sua tradição de mais de 10 anos no país. A Ram 2500 estreou por aqui em 2005, na versão SLT, ainda como parte da linha Dodge. Já como uma marca própria, a Ram trouxe uma nova geração da picape em 2012, na configuração Laramie, mais equipada. E essa mesma versão volta com mais força, tecnologia e sofisticação.
Importada da fábrica de Saltillo, no México, a Ram 2500 Laramie 2016 tem preço sugerido de R$ 249.900, sem frete. Trata-se de versão única, sem opcionais, mas com uma extensa gama de acessórios exclusivos Mopar. A lista de concessionárias pode ser vista no novo site da marca:www.picapesram.com.br.
Usina de força – A nova Ram 2500 é equipada com o motor turbodiesel Cummins de seis cilindros em linha, 24 válvulas e 6,7 litros, recalibrado para ficar ainda mais poderoso. A potência, que era de 310 cv, subiu 4%, atingindo 330 cv. O maior ganho foi no torque, que passou de 84 para 104 kgfm, nada menos que 23,8% de aumento. Isso fez a capacidade de reboque, uma das grandes vocações da picape, crescer 41%, de 5.500 para 7.750 kg – com kit de engate específico da Mopar. Toda essa força é transmitida ao solo por meio de um câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por botão na alavanca. A tração pode ser traseira, 4×4 ou 4×4 reduzida, opções selecionadas em um botão no painel.
Imponência com estilo – O visual encorpado da Ram 2500 Laramie recebeu toques extras de elegância, com itens como as rodas de alumínio polido, agora de 18 polegadas (17” anteriormente), que combinam com os cromados da grade, para-choques e estribos. Os faróis ganharam novos projetores, do tipo canhão, e as lanternas traseiras foram retocadas. A maior novidade no exterior é a opção de pintura em dois tons, com a parte inferior prata e o restante da carroceria nas seguintes cores: a sólida Vermelho Flame, as metálicas Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel e Preto, além da perolada Azul True. A paleta é completada pelas pinturas Verde Black Forest (metálica) e Branco (perolada). Não há acréscimo de preço para nenhuma das cores.
O interior, sempre com revestimento de couro, amplia o refinamento externo com a nova opção Castanho Canyon, que se soma ao Preto e ressalta o excelente acabamento, algo incomum em picapes. Também inédito é o console central, que engloba a central de mídia, com entradas USB, de cartão SD, auxiliar P2 e tomada 12 volts, e ainda um enorme porta-objetos dividido em dois compartimentos.
Tecnologia e comodidade a bordo – Para o motorista ter todas as informações sobre o funcionamento da Ram 2500 Laramie 2016, o já completo quadro de instrumentos (que inclui manômetro de óleo e voltímetro) apresenta uma nova tela colorida de TFT de 7 polegadas, com dezenas de configurações. Ela pode mostrar desde dados prosaicos como a temperatura externa, até números como o porcentual da vida útil do filtro de combustível, além de mostradores virtuais, como da pressão do turbocompressor.
Ainda maior é a tela de 8,4 polegadas do completo e intuitivo sistema multimídia Uconnect, que também faz sua estreia na Ram 2500 no Brasil. Por meio dela se tem acesso, entre outras coisas, ao navegador GPS, às configurações do veículo – a exemplo de opções da câmera de ré e do sistema de iluminação externa e interna –, e a recursos como a ventilação dos bancos dianteiros, que também podem ser aquecidos e contam com ajustes elétricos (duas memórias para o motorista). O assento traseiro tem aquecimento. O conjunto de áudio é da renomada marca Alpine, com nove alto-falantes (incluindo dois no teto) e um subwoofer.
Outros novos recursos tecnológicos são o conjunto de sensores dianteiros de estacionamento e a chave de presença, com a função Keyless Enter & Go, para destravar as portas ao puxar a maçaneta externa e ligar o motor pelo botão no painel. Além disso, a chave tem um botão para dar a partida remotamente. Com isso, é possível deixar a cabine com uma temperatura mais agradável no frio ou no calor, desde que o ar-condicionado tenha ficado na temperatura desejada na saída anterior com a picape. Apesar de a ignição poder ser acionada até a 100 metros de distância, as portas continuam travadas.