Renault Captur é mais um lançamento na agitada categoria dos SUVs
A categoria que mais tem chamado a atenção no mercado brasileiro em razão dos seguidos lançamentos é a dos SUVs. O mais recente lançamento é a Renault Captur, que veio na sequência das chegadas de Nissan Kicks, Hyundai Creta e no mês de março chega às concessionárias o Honda WR-V.
Qual o motivo do sucesso dos SUVs, mesmo num período de crise como o que estamos passando? Ao se analisar o Captur encontramos várias características comuns aos outros carros desse grupo. Trata-se de um veículo moderno, com linhas atuais e alta oferta de tecnologia, conectividade e segurança. Outro ponto muito destacado é a maior altura em relação ao solo (onde o Captur se destaca por ser o mais alto da categoria) e a posição de dirigir elevada.
Os SUVs costumam ser veículos mundiais, ou seja comercializado em vários países e, por isso, passam por intensos testes de desenvolvimento. Somente no Brasil, o Captur rodou mais de 1 milhão de quilômetros, usados para o desenvolvimento de suspensão, carroceria e arquiterura eletrônica.
O Captur terá uma gama completa no mercado brasileiro, com duas opções de motorização: o recém-lançado 1.6 SCe (120 cv), que oferece economia e prazer ao dirigir; além do 2.0 16V (148 cv), opção para quem busca ainda mais desempenho. Em matéria de segurança, todas as versões saem de fábrica com 4 airbags e controle de estabilidade (ESP).
O SUV da Renault estreia um novo quadro de instrumentos. Com ótima leitura e desenho moderno, o quadro associa um velocímetro digital e displays em formato de meia-lua de cada lado. O computador de bordo digital é visualizado logo acima do conjunto. O interior ainda pode receber o acabamento em dois tons, dependendo da versão.
POSIÇÃO DE DIREÇÃO MAIS ALTA DO SEGMENTO
O Captur acomoda cinco passageiros com o conforto, graças aos 4,33m de comprimento e 2,67m de entre-eixos, os maiores números do segmento. Mesmo no banco traseiro, três pessoas podem viajar confortavelmente.
A posição de direção (ponto H) é a mais elevada entre os SUVs concorrentes e somada com a maior área envidraçada do segmento, melhoram o campo de visão e trazem além do conforto, mais segurança para o condutor. Os bancos R-Confort trazem bidensidade e formato concha proporcionando mais ergonomia e acomodando melhor o motorista e os passageiros.