Toyota apresentou nova geração do Prius no Salão de Elétricos
A Toyota exibiu no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos e Elétricos a nova geração do seu modelo híbrido Prius, lançada em junho deste ano, com a missão de expandir o conhecimento sobre a tecnologia entre os consumidores brasileiros. O modelo, primeiro automóvel equipado com esta tecnologia de propulsão a ser produzido em escala no mundo, já atingiu, em maio deste ano, vendas acumuladas de 5,7 milhões de unidades em mais de 90 países.
A nova geração do Toyota Prius marca, ainda, uma nova era no desenvolvimento da Toyota por ser o primeiro veículo da companhia a ser montado na novíssima plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português). Como resultado final, o Prius apresenta design expressivo e melhor conforto e dirigibilidade.
Em sua quarta geração, o Prius é comercializado no Brasil pelo preço de R$ 123.950, sendo, atualmente, o veículo híbrido mais acessível à venda no mercado doméstico. O modelo oferece, entre outras inúmeras vantagens em termos de conforto e dirigibilidade, alto índice de eficiência de combustível no ciclo urbano, chegando a 18,9 km/l (segundo dados INMETRO), o que o torna o veículo mais eficiente no território brasileiro.
Em agosto de 2015, a prefeitura de São Paulo promulgou decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para veículos elétricos e híbridos. Tal medida dá ainda mais visibilidade aos benefícios gerados pela redução do impacto de emissões que seriam provocados por um automóvel convencional.
Para tornar o veículo híbrido ainda mais competitivo e estimular sua aquisição pelos moradores da capital paulista, a prefeitura abriu mão de 100% de sua quota-parte do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o que, na prática, garante 50% de desconto do valor do imposto ao proprietário de um carro híbrido.
Parceria Toyota e USP
Promovendo a parceria que incentiva a disseminação da tecnologia híbrida para desenvolvimento acadêmico, a Toyota do Brasil também exibirá durante a realização do Salão a unidade do Prius cedida à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O objetivo da fabricante é incentivar o ensino e pesquisa para a formação de novos profissionais a respeito de tecnologias desenvolvidas para veículos híbridos. Esta é a primeira parceria realizada no Brasil entre empresa e universidade em torno de veículos híbridos.
Atualmente, esta unidade do Prius é utilizada pelo Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, formado por professores de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Engenharia de Energia e Automação, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado. O objetivo da pesquisa é dominar o gerenciamento da propulsão de carros híbridos e contribuir com novas técnicas de controle.
Não consigo entender a política de vendas da Toyota: logo após o lançamento quis comprar o carro mas não havia nenhum disponível. A concessionária não conseguiu dar uma previsão de se ter o carro para vender. Na época do lançamento o carro custava R$119.500. Agora houve um aumento de R$4mil. Já se passaram 2 meses e nada do carro chegar. Liguei para todas concessionárias da região metropolitana de Campinas e Sul de Minas e nada de receberem o carro. Afinal a Toyota quer ou não quer vender o carro? Ou é propaganda enganosa?